Início Cultura & Entretenimento Congonhas e Santa Bárbara terão shows gratuitos na 7ª Edição do Festival...

Congonhas e Santa Bárbara terão shows gratuitos na 7ª Edição do Festival Som na Faixa

Foto: Elmo Alves - Artistas da música instrumental vão se apresentar nos dias 30 de março, em Congonhas, e 2 de abril, em Santa Bárbara; Evento é promovido pela Muda Cultural, por meio da Lei de Incentivo à Cultura

 

A programação da 7ª Edição do Festival Som na Faixa contemplará as Cidades e Minerais de Congonhas e Santa Bárbara nos próximos dias 30 de março e 2 de abril, respectivamente. O projeto apresentará shows gratuitos de artistas de música instrumental.

A banda Belina Orkestar e a Orquestra Popular Terno do Binga se apresentam no dia 30 de março (sábado), em Congonhas. No dia 2 de abril (terça), o trompetista Juventino Dias faz show em Santa Bárbara. O evento é promovido pela Muda Cultural, agência idealizadora do projeto. O festival é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Ministério da Cultura e Governo Federal), com patrocínio de J. Mendes e Foroni.

“O Som na Faixa é o desdobramento de uma outra iniciativa da Muda Cultural, que pretendia dar espaço e revelar novos talentos da música brasileira. A edição inaugural aconteceu em 2014 e, desde então, fomos reformulando a proposta. Hoje, o projeto também procura sair das capitais para oferecer atividades artísticas em locais menos assistidos do ponto de vista de oferta cultural. E como forma de tornar a programação ainda mais acessível, o projeto concilia, desde a 1ª edição, o presencial com o on-line”, explica o produtor cultural do projeto, Gabo Medina.

“Em Minas Gerais, a 7ª edição passa por duas importantes cidades, patrimônios culturais do estado. Congonhas terá uma programação focada em expressões musicais de rua, as chamadas fanfarras, e Santa Bárbara uma musicalidade de palco, porém com traços marcantes da ancestralidade Africana”, complementa o produtor.

Programação em Congonhas

A banda Belina Orkestar abre a programação em Congonhas no dia 30 de março (sábado), às 15h30, com show no Teatro de Arena do Museus de Congonhas (Alameda Cidade Matozinhos de Portugal, 77, Basílica). O grupo leva fanfarras e canções tradicionais romani à cidade dos profetas de pedra de Aleijadinho.

BELINA Victor Caldas CONGONHAS
Foto: Victor Caldas

Entre suas referências, estão o estilo musical Balkan Brass, originário do século IXX na Sérvia, e grupos como Fanfare Ciocarlia e Boban Markovic Orkestar. Atualmente, a banda tem uma composição flutuante de mais de 20 integrantes divididos entre tubas, bombardinos, trombones, helicon, trompetes, saxofones, clarinetes, flautas, djembê, zabumba, bumbo, alfaia e caixa.

Já a Orquestra Popular Terno do Binga se apresenta a partir das 17h, com o seu maracatu, cirandas e frevo, passando também pelo coco rural e o bumba meu boi. O grupo traz influências que vão desde os grandes mestres como Biu Roque e Lia de Itamaracá a artistas contemporâneos como Siba e Otto, referências na difusão e valorização dessas culturas e seus fazedores.

Foto: Beth Freitas

A orquestra é fruto do encontro entre o movimento das fanfarras de rua com os grupos percussivos belorizontinos, que pesquisam as culturas populares tradicionais brasileiras.

Programação em Santa Bárbara

No dia 2 de abril (terça), às 20h, Santa Bárbara recebe o Show Afromineiro – Juventino Dias Sexteto. O trompetista apresenta seus arranjos e composições autorais, que o levaram a ser, no ano de 2023, um dos vencedores do 22º Prêmio BDMG Instrumental. Um show onde a música instrumental brasileira vai cruzar com memórias e experimentações da música afrodiaspórica.

Foto: Daniela Paoliello

O artista materializa sonoramente suas impressões e vivências de quase 25 anos de carreira. O trabalho de Juventino Dias chama a atenção para um cenário de Música Instrumental Afromineira, em plena ascensão em Belo Horizonte, protagonizada por um movimento de artistas negros do coletivo Babadan Banda de Rua, do qual o músico participa.

Antes do concerto, alunos da Escola Estação da Música farão uma apresentação especial, às 19h30. A programação em Santa Bárbara será realizada ao ar livre, à Rua Ramal do Ferroviários, s/nº, Centro.

As apresentações serão transmitidas pela internet, por meio do canal no canal da Muda Cultural no Youtube . No próximo dia 23 de maio, o festival será realizado em São Paulo. A programação será divulgada em breve no site mudacultural.com.br. 

Sair da versão mobile