Início Cultura & Entretenimento Conceição do Mato Dentro promove 2ª Edição do DiVera no fim de...

Conceição do Mato Dentro promove 2ª Edição do DiVera no fim de semana

Foto: Bellini Andrade - Festa da Palavra e da Cultura será promovida pela Prefeitura no próximo fim de semana homenageando o escritor Bartolomeu Campos de Queirós

 

Começa na próxima sexta-feira (27), em Conceição do Mato Dentro, e vai até 29 de outubro, a segunda edição da DiVera – Festa da Palavra e da Cultura. Promovido pela Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, em parceria com o Instituto Periférico o evento reúne atividades de criação e ilustração, feitura de livros, oficinas de haicais visuais, saraus de poesia, exposições, narração de histórias, espetáculos de teatro e dança, shows e rodas de samba. Todas as atividades são gratuitas.

A atual edição homenageia o escritor Bartolomeu Campos de Queirós e tem como objetivo promover a literatura e as artes da palavra, interagindo com outras formas de expressão cultural. A presidente do Instituto Periférico, Gabriela Santoro, explica: “A DiVera trabalha vários aspectos, entre eles a formação dos artistas e profissionais da cultura, especialmente os ligados à leitura, literatura e ao livro, com ações de criação e reflexão sobre os fazeres artísticos na cidade. Também visa promover a participação da população, desde a primeira infância até a terceira idade, na vida cultural conceicionense e valorizar os encontros em torno das artes, como uma festa da coletividade”, explica.

Conceição do Mato Dentro conectada com as artes

A secretária municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, Silvana Lages, destaque que Conceição do Mato Dentro tem fortes tradições culturais e o papel da DiVera em reforçar as ações na área da leitura e da literatura em conexão com as outras artes. “Eventos como este são importantes para a formação dos cidadãos, para favorecer o acesso à cultura e reforçar a posição de Conceição do Mato Dentro como destino cultural e turístico”, resume.

Além da sede, a programação inclui atividades nos distritos, movimentando a cena cultural em toda a região. Haverá atividades no Largo da Capela de Santana, na Biblioteca Pública Municipal Joaquim Ribeiro Costa e no Casarão Lages.

A Biblioteca Pública Municipal Joaquim Ribeiro Costa, reinaugurada em abril deste ano, contará com ações e atividades específicas para fortalecer a sua atuação no que se refere à democratização do acesso à leitura e à formação de leitores na cidade. Serão doados pela DiVera à Biblioteca 200 livros de literatura infantojuvenil, incluindo obras do autor homenageado.

Bartolomeu Campos de Queirós

O homenageado da segunda edição da DiVera – Festa da Palavra e da Cultura, vai ganhar uma exposição literária, com trechos de suas obras. Bartolomeu Campos de Queirós: de tempos vividos, de tempos sonhados é, segundo os organizadores, uma mostra bibliográfica e afetiva sobre o autor, que tem como temas recorrentes em sua obra a leitura, a escrita e a literatura.

Com uma extensa obra, que inclui mais de 66 livros publicados no Brasil e no exterior, o escritor é um dos principais autores brasileiros de ficção para o público infantojuvenil, além de ser uma importante referência nos movimentos para a promoção da leitura literária no país.

Idealizador do Movimento por um Brasil Literário, o escritor defendia a literatura como instrumento de indagação da vida. Para Bartolomeu, a educação tem que abrir uma porta para que o sujeito possa fantasiar o futuro e dar corpo a essa fantasia, que seria, na sua opinião, o mais importante na construção do mundo.

Os textos da exposição, acompanhados de ilustrações da artista Anna Cunha, convidam os participantes a mergulhar na prosa poética do autor. “Nosso desejo é que as histórias de Bartolomeu alcancem muitos leitores. E que a aproximação com os textos seja um convite à leitura de seus livros”, explica a curadora da DiVera, Fabíola Farias.

A presidente do Instituto Periférico, Gabriela Santoro, explica que a escolha do autor se deu em função da sua relevante produção literária, que oferece aos leitores poéticas narrativas sobre a infância e a vida em uma pequena cidade, sobre a descoberta da leitura e, principalmente, por sua longeva atuação pelo direito à leitura e à literatura. “A proposta da DiVera é celebrar a palavra, sua potência em expressar ideias e sentimentos, em partilhar a beleza. E isso tem muito a ver com a trajetória de Bartolomeu Campos de Queirós, que nos deixou há pouco mais de dez anos”, explica.

Nascido em Pará de Minas, o autor passou a infância em Papagaios, municípios da região central do estado. Ao longo de sua vida, o escritor recebeu várias condecorações e prêmios importantes como Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres (França), Medalha Rosa Branca (Cuba), Grande Medalha da Inconfidência Mineira, Medalha Santos Dumont, Grande Prêmio da Crítica em Literatura Infantil/Juvenil pela APCA, Prêmio Jabuti, Prêmio Academia Brasileira de Letras e o Prêmio Ibero-Americano de Literatura Infantil, este pelo conjunto de sua obra. Ele faleceu em 2012, aos 67 anos.

A programação completa da segunda edição da DiVera – Festa da Palavra e da Cultura está no link. As informações são da Parole Comunicação Integrada.

IMAGEMEVENTODIVERA 1

Sair da versão mobile