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Terminal Ferroviário de Bação em Itabirito recebe licença ambiental e promete reduzir tráfego de carretas com investimento superior a R$ 50 milhões

Imagem: Divulgação - Localizado no norte da Ferrovia do Aço, inaugurada há cerca de 40 anos, o Terminal Ferroviário de Bação visa atender à crescente demanda por carregamento ferroviário na região de Itabirito, oferecendo uma alternativa logística mais eficiente e sustentável ao transporte rodoviário de cargas

O Terminal Ferroviário de Bação (TFB), localizado em Itabirito, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), recebeu na última segunda-feira (10) a licença ambiental concedida pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam). Este projeto, com um investimento superior a R$ 50 milhões, é visto como uma solução estratégica para diminuir o tráfego de carretas com minério de ferro na BR-040, uma das rodovias mais movimentadas da região.

A Bação Logística, responsável pela implementação do terminal, destacou em nota que a licença autoriza tanto a implantação quanto a operação do empreendimento. Além de solucionar problemas logísticos, a empresa ressaltou as vantagens ambientais do modal ferroviário. Comparado ao transporte rodoviário, o uso de ferrovias pode reduzir em até 75% as emissões de gases poluentes, diminuindo também a circulação de caminhões e, consequentemente, o número de acidentes.

Impactos ambientais e operacionais do Terminal Ferroviário de Bação para a região

Do ponto de vista ambiental, a operação do Terminal Ferroviário de Bação contribuirá significativamente para a redução do tráfego de carretas na BR-040 e no Anel Rodoviário de Belo Horizonte, com a expectativa de diminuir em cerca de 14.000 toneladas por ano a emissão de CO₂. O projeto, que estava em análise desde 2019, passou pelo crivo de várias autoridades municipais e estaduais, garantindo a conformidade ambiental e operacional.

Localizado no norte da Ferrovia do Aço, inaugurada há cerca de 40 anos, o terminal visa atender à crescente demanda por carregamento ferroviário na região de Itabirito, oferecendo uma alternativa logística mais eficiente e sustentável ao transporte rodoviário de cargas. As obras de implantação do terminal devem durar cerca de um ano e representar um avanço importante para a infraestrutura de transporte de Minas Gerais.

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