Uma chuva forte que caiu em João Monlevade nesta quinta-feira (31) deixou muitos estragos na cidade. Por volta de 23h, a tempestade ocasionou raios, trovões e ventos fortes, assustando os moradores da cidade e alagando ruas. A enxurrada arrastou carros e deixou vias públicas inundadas em vários pontos.
Por questão de segurança, os organizadores da 30ª Cavalgada de João Monlevade cancelaram a apresentação do cantor Eduardo Costa, prevista para a noite do temporal. Horas antes, o cantor já estava na cidade e havia interagido com o público. Uma nova data para a apresentação deve ser anunciada em breve.
Previsão
Nesta sexta-feira ainda há previsão de chuvas para João Monlevade, com possibilidade de pancadas à tarde e à noite. A temperatura máxima não deve passar de 29 graus. A partir deste sábado (2), o sol aparece entre nuvens e não há previsão de chuvas pelo menos para os próximos 15 dias, segundo o Climatempo.
Meteorologistas preveem que tempestades como a que ocorreu em João Monlevade sejam comuns em 2023, por influência do El Niño. Fenômenos naturais extremos ocorrem em vários pontos do hemisfério Norte, como as queimadas que castigaram os EUA e o Canadá, e o furacão Idália, que causou prejuízos e deixou centenas de milhares de desabrigados na Flórida-EUA. Os ventos chegaram a 201 km/h.