Nesta quarta-feira (23), devido aos resultados operacionais insatisfatórios e ao aumento significativo de custos nos últimos anos, a mineradora AngloGold Ashanti anunciou que optou por interromper provisoriamente a produção no Córrego do Sítio (CDS), em Santa Bárbara (MG).
A empresa que faz extração de ouro anunciou que, apesar de realizar numerosos estudos e explorar diversas alternativas, não existe atualmente nenhuma opção viável para a continuação da sua operação. Em 2022, a produção de CDS resultou em 69,4 mil onças.
Suspensão das atividades da AngloGold será temporária
Segundo a AngloGold, o processo de suspensão iniciado hoje é apenas temporário. A empresa mencionou ainda que pretende reavaliar a situação de forma sistemática nos próximos anos.
A empresa mineira enfatizou que, embora a produção tenha sido interrompida, tarefas cruciais de vigilância da segurança, regulação ambiental, manutenção e preservação de ativos ainda estão a ser realizadas.
O projeto de descaracterização da barragem do CDS II também será mantido até sua conclusão, segundo a empresa.
Segundo comunicado divulgado, foram descobertas recentemente fissuras no CDS II, que foram preenchidas e lacradas como parte de uma ação desenvolvida em conjunto por representantes técnicos da mineradora e empresas externas com conhecimento do regulador ANM.
Também na semana passada, a AngloGold afirmou ter sido autorizada a restaurar obras civis como drenagem de barragens, revegetação e proteção de filtros de areia para garantir a segurança durante a estação chuvosa.
Apesar do fechamento temporário, a AngloGold disse que continuará trabalhando duro em suas outras divisões no Brasil. O investimento total este ano ultrapassará 1 bilhão de reais e continuará a criar mais de 3.300 empregos, disse ele.