A Samarco concluiu recentemente a descaracterização da cava de Germano, localizada em Mariana (MG). A desativação da estrutura foi feita de forma segura e de acordo com todas as orientações técnicas, ambientais e legais.
A empresa conseguiu finalizar as intervenções necessárias antes do prazo, especificamente em outubro de 2023, conforme previsto no termo de compromisso com órgãos federais e estaduais. A Samarco investiu cerca de R$ 400 milhões no projeto.
Saiba mais sobre o processo de descaracterização da Samarco em Mariana
O processo de descaracterização da cava em Mariana teve início em 2019, antes da legislação vigente sobre desmontagem de estruturas a montante.
Durante esse processo, auditorias externas conduzidas pelo Ministério Público de Minas Gerais, bem como consultores independentes do Conselho Independente de Revisão de Rejeitos (ITRB), acompanharam de perto cada etapa.
Além desse descuido, tecnologia moderna e equipamentos avançados foram utilizados em todo o processo de descaracterização.
No auge da obra, cerca de 4 mil pessoas foram mobilizadas para trabalhar na remoção da cava e da barragem de Germano. A Samarco priorizou a contratação de mão de obra local, sendo cerca de 60% dos profissionais vindos da região.