Na última segunda-feira (28), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, se reuniu com o governador Renato Casagrande em Vitória, capital do Espírito Santo para explorar itens que poderiam ajudar a avançar nas negociações para um novo acordo após a tragédia de Mariana, em 2015.
Na reunião, o governador de Minas estava acompanhado da secretária de Estado do Planejamento e Administração (Seplag), Luísa Barreto, e do procurador-geral do Estado, Sérgio Pessoa.
Já o governo Capixaba foi acompanhado pelo vice-governador Ricardo Feiraso, pela secretária de governo Maria Emanuela e pelo procurador-geral do Estado do Espírito Santo, Jason Amaral.
Relembre á tragédia de Mariana
A barragem de Fundão, de propriedade da Vale e da mineradora Samarco, controlada pela BHP Billiton, rompeu na cidade de Mariana, região central do estado, no pior desastre ambiental do país, matando 19 pessoas. Mais de 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério de ferro despejados na Bacia do Rio Doce.
No encontro, Romeu Zema destacou o acordo alcançado pelo poder público em relação à tragédia de Brumadinho, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), que elaborou, com participação popular, um plano de medidas compensatórias para o município atingido.
Em 2021, os governadores assinaram um acordo no valor de 37,6 bilhões de reais com a mineradora Vale para fazer frente aos danos socioeconômicos e socioambientais causados pelas áreas afetadas, bem como ao desenvolvimento de outras partes do estado.