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Leilão de concessão da BR-381 acontece nesta quinta-feira

Fotos: Reprodução/ Redes Sociais - Leilão de concessão: entre os interessados estão um consórcio liderado pelas empresas Aterpa e JMalucelli e outro formado pelo Grupo Opportunity e pela operadora Monte Rodovias

 

O leilão de concessão da BR-381, trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares, acontecerá nesta quinta-feira (29), na sede da Bolsa de Valores de São Paulo, às 14h. O evento contará com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD).

Eu não podia deixar de estar presente neste dia que será histórico para Minas Gerais. Estamos com uma grande expectativa para que tenhamos sucesso no leilão. A duplicação da BR-381 foi definida pelo presidente Lula como prioridade ainda na sua campanha, em um ato que fizemos em Ipatinga, no Vale do Aço”, declarou o ministro Alexandre Silveira.

Entre os interessados no leilão de concessão estão um consórcio liderado pelas empresas Aterpa e JMalucelli e outro formado pelo Grupo Opportunity e pela operadora Monte Rodovias, que já atua na região Nordeste.

Esta será a quarta tentativa do governo federal, desde 2017, de transferir a administração da rodovia para a iniciativa privada. A BR-381 é conhecida popularmente como “rodovia da morte” devido aos riscos e aos longos trechos de pista simples, sendo um ponto crítico para a logística e a segurança na região.

Leilão de concessão da BR-381: expectativas e obrigações

O leilão de concessão da BR-381, aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em 16 de agosto, prevê investimentos superiores a R$ 9 bilhões ao longo dos 30 anos de contrato.

As obrigações da concessionária vencedora incluem a duplicação de 106 km da rodovia, a criação de quase 83 km de novas faixas, a implantação de vias marginais e passarelas, além de outras melhorias voltadas para a segurança e fluidez do tráfego.

A expectativa é que a concessão traga melhorias significativas para a infraestrutura e segurança da rodovia, atendendo a uma demanda antiga dos moradores e usuários da BR-381. A duplicação e as novas faixas prometem reduzir os riscos de acidentes e melhorar o fluxo de veículos em um dos trechos mais críticos para a logística do estado de Minas Gerais.

 

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