Início Cidades Itabira Defesa Civil realizará simulado de emergência em Itabira na Próxima quarta-feira (23)

Defesa Civil realizará simulado de emergência em Itabira na Próxima quarta-feira (23)

Foto: Divulgação - Pixabay - O simulado de emergência incluirá o acionamento real das sirenes de alerta, com uma mensagem prévia informando que se trata de um exercício. Ao ouvirem o sinal sonoro, os presentes na região devem seguir as placas indicativas e se dirigir aos pontos de encontro seguros.

Na próxima quarta-feira, 23 de abril, às 15 horas, a Defesa Civil Municipal de Itabira, com o apoio da Vale, promoverá um simulado prático de emergência voltado para a população que reside, trabalha ou transita na Zona de Autossalvamento (ZAS) das barragens Cambucal I, Cambucal II, Conceição, Itabiruçu, Rio do Peixe e Sistema Pontal.

A atividade tem como objetivo principal orientar os moradores e visitantes sobre como agir em caso de uma emergência real relacionada às estruturas. Durante o simulado, o trânsito de veículos será interditado em pontos estratégicos da cidade, que serão divulgados pela Vale. Segundo a mineradora, não houve alteração nos níveis de segurança das barragens, e o exercício é uma medida preventiva que atende ao Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM).

O simulado de emergência incluirá o acionamento real das sirenes de alerta

A participação no simulado é facultativa e representa um direito da população. É uma excelente oportunidade para conhecer as medidas de segurança e os procedimentos de autossalvamento”, destaca a Vale. O simulado incluirá o acionamento real das sirenes de alerta, com uma mensagem prévia informando que se trata de um exercício. Ao ouvirem o sinal sonoro, os presentes na região devem seguir as placas indicativas e se dirigir aos pontos de encontro seguros.

Vale ressaltar que a Zona de Autossalvamento (ZAS) é definida como a área em que não há tempo suficiente para uma intervenção das autoridades em caso de emergência. Essa região é delimitada pela maior distância entre 10 km ou o tempo necessário para a chegada da onda de inundação gerada por um eventual rompimento da barragem, estimado em 30 minutos.

A realização desse simulado é fundamental para garantir a segurança da comunidade e avaliar a eficácia dos sistemas de alerta e sinalização em situações emergenciais.

Sair da versão mobile