Apesar dos laudos laboratoriais não detectarem riscos à saúde, parte da população de Itabira continua hesitante em consumir água da torneira devido à contaminação do sistema de abastecimento municipal.
O Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (Saae) realizou uma análise minuciosa das amostras de água contaminada em seu laboratório, confirmando a ausência de riscos à saúde.
Apesar das garantias fornecidas, os moradores de Itabira continuam cautelosos, correndo para as lojas locais de bebidas e mercearias para comprar água engarrafada. Como resultado dessa pressa, várias empresas ficaram completamente sem estoque nos últimos dias.
Relembre o caso da água contaminada em Itabira
O sistema de água de Itabira foi contaminado por um vazamento de 400 litros de óleo de uma empresa de manutenção de máquinas. Água preta e malcheirosa fluía das torneiras das casas dos moradores de vários bairros. Segundo a Prefeitura, a contaminação afetou 60% do abastecimento de água da cidade.
A empresa, cujo nome não foi divulgado, foi embargada, multada em R$ 11,1 mil e teve prazo de 48 horas para retirar todo o óleo derramado do pátio e comprovar com notas fiscais que enviou o material para empresa habilitada a recebê-lo. Também foi registrado Boletim de Ocorrência e o caso será investigado pelo Ministério Público de Minas Gerais.