Início Cidades Grupo empresarial do Paraná vence leilão de concessão da BR-381

Grupo empresarial do Paraná vence leilão de concessão da BR-381

Foto: Reprodução - Concessão da BR-381: representantes das empresas batem o martelo durante a cerimônia do leilão na sede da B3

 

Um fundo de investimento em participações empresariais do Paraná venceu o leilão de concessão da BR-381, realizado nesta quinta-feira (29), na sede da B3, em São Paulo. O vencedor, o 4UM FIP em Infraestrutura de Responsabilidade Limitada, foi representado no processo pela corretora Sipa.

O fundo tem como cotistas membros das famílias Malucelli, Salazar, Federmann e Backheuser, acionistas das empresas MLC, Aterpa, Senpar e Carioca Engenharia. A proponente ofereceu um desconto de 0,94% sobre a tarifa básica de pedágio (R$ 16,04 por 100 km para pista simples e R$ 22,46 por 100 km para pista dupla).

O fundo é estreante em concessões e foi criado pela gestora de recursos 4UM especialmente para participar de leilões de rodovias, conforme informações do Estadão.

Em segundo lugar ficou o Opportunity Dinâmico FIP Multiestratégia Investimento no Exterior, representada pela corretora XP. O proponente apresentou um desconto regulatório de 0,10% na proposta e não quis fazer novos lances no leilão.

Concessão da BR-381: expectativas e obrigações

As responsabilidades do grupo vencedor não se limitam apenas à administração da rodovia. Entre as obrigações da concessionária estão a duplicação de 106 km da BR-381, a criação de quase 83 km de novas faixas, a implantação de vias marginais e passarelas, além de uma série de melhorias destinadas a aumentar a segurança e a fluidez do tráfego.

A expectativa é que a concessão traga melhorias significativas para a infraestrutura e segurança da BR-381, atendendo a uma demanda antiga dos usuários.

Sair da versão mobile