Início Cidades Cemig vai construir nova barragem na Usina de Peti, em São Gonçalo...

Cemig vai construir nova barragem na Usina de Peti, em São Gonçalo do Rio Abaixo

Foto: Divulgação - Construção de nova estrutura visa trazer mais tecnologia e segurança para a população em relação ao controle das cheias do rio Santa Bárbara; Barragem atual da Cemig está em operação há 77 anos

 

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo anunciou nessa segunda-feira (22) que a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) irá construir uma nova barragem na Usina de Peti, no território do município minerado. Representantes da companhia estiveram na cidade na última semana para apresentar oficialmente o projeto ao prefeito Raimundo Nonato Barcelos, o Nozinho.

De acordo com a Prefeitura, a barragem atual está em operação há 77 anos. A construção da nova barragem “trará mais tecnologia e segurança para a população em relação ao controle das cheias do rio Santa Bárbara”, resume a administração.

Ainda de acordo com a Prefeitura, a usina manterá a capacidade de 9,40MW das duas unidades geradoras. Já a Cemig espera que a construção da nova barragem promova crescimento e oportunidades para toda a região, já que o projeto também prevê a contratação de mão de obra local. A previsão é que as obras iniciem nos próximos dias e sejam concluídas até 2026.

Sem Titulo 11 4
Foro: PMSGRA – Membros da empresa apresentaram o projeto ao prefeito Nozinho

A barragem da Cemig em Peti

No final do ano passado, a Cemig realizou em São Gonçalo do Rio Abaixo uma campanha de cadastramento socioeconômico na área de influência da usina hidrelétrica de Peti. A medida ocorre em todas as áreas de usinas hidrelétricas da empresa, atendendo à Lei Federal 14.066/2020.

O cadastramento é similar ao que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza durante o período do censo demográfico. Os agentes responsáveis coletaram informações dos imóveis urbanos e rurais, como forma de identificar os moradores e as características socioeconômicas da população.

A partir do cadastro, conforme determina a legislação, a Cemig elabora e implementa o Plano de Ação de Emergência (PAE). A obrigação é estabelecida pela Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB).

Sair da versão mobile