Início Cidades Barragem Sul Superior reduz nível de emergência em Barão de Cocais

Barragem Sul Superior reduz nível de emergência em Barão de Cocais

Foto: Divulgação/Vale - Barragem Sul Superior, em Barão de Cocais (MG): estrutura teve o nível de emergência reduzido nesta segunda-feira

 

A barragem Sul Superior, localizada na Mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG), que estava em nível máximo de emergência, teve o seu nível reduzido de 3 para o nível 2 no Sistema Integrado de Gestão de Barragens de Mineração (SIGBM) da Agência Nacional de Mineração (ANM), nessa segunda-feira (26).

A redução foi possível devido à realização de novas investigações geotécnicas, ampliação dos instrumentos de monitoramento e evolução de estudos que permitiram maior conhecimento da real condição de estabilidade da estrutura.

Além disso, contribuiu para o aumento da segurança da estrutura, o avanço das obras de descaracterização com a remoção de até o momento de cerca de 900 mil metros cúbicos, o que corresponde a cerca de 13% do total a ser retirado, bem como melhorias na drenagem superficial do seu reservatório e a redução do aporte de água para a barragem. 

A previsão é de que as obras sejam concluídas em dezembro de 2029, com a remoção total dos rejeitos e a recuperação ambiental da área. A barragem possui Estrutura de Contenção a Jusante (ECJ) com Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) vigente e capaz de, em caso de uma eventual ruptura, reter todo o rejeito da barragem.

Barragem Sul Superior: famílias evacuadas

Apesar da melhoria das condições de estabilidade da barragem Sul Superior, a Zona de Autossalvamento (ZAS) da estrutura, em nível 2 de emergência, deve permanecer evacuada de acordo com a legislação vigente, não havendo retorno das famílias neste momento.

As famílias que precisaram deixar suas casas preventivamente após a elevação do nível de emergência da estrutura, e que não concluíram o seu processo de indenização, seguirão em moradias temporárias, com as despesas fixas custeadas pela Vale, até a conclusão das obras de eliminação da barragem. 

Enquanto os trabalhos de descaracterização avançam, ações de reparação e fortalecimento dos serviços públicos municipais correm em paralelo, como forma de compensar os impactos causados à comunidade local.

Nesse sentido, a Vale firmou, em agosto de 2023, acordo no valor de R$ 527 milhões para ações de reparação e compensação no Município de Barão de Cocais. O acordo contempla programas relacionados a transferência de renda, requalificação do turismo e cultura, segurança, fortalecimento do serviço público municipal e demandas das comunidades atingidas.

Sair da versão mobile