Início Cidades 4º Tabuleiro Jazz Festival: evento promete agitar o fim de semana em...

4º Tabuleiro Jazz Festival: evento promete agitar o fim de semana em Conceição do Mato Dentro

A programação é gratuita e acontece até o domingo, 11 de agosto. O Tabuleiro Jazz Festival conta com concertos, shows, oficinas de música, atividades voltadas para o meio ambiente e uma tradicional feira gastronômica com produtos típicos locais.  - Foto: Divulgação

 

Começou nesta quinta-feira (8), a quarta edição do Tabuleiro Jazz Festival. Além de um time de grandes artistas do Brasil e do mundo, o evento tem como palco o distrito de Tabuleiro, em Conceição do Mato Dentro (MG)

A programação é gratuita e acontece até o domingo, 11 de agosto. Ela inclui concertos, shows, oficinas de música, atividades voltadas para o meio ambiente e uma tradicional feira gastronômica com produtos típicos locais.

O concerto de abertura do Tabuleiro Jazz Festival, na Igreja Matriz, contou com a Orquestra Opus, acompanhada dos solistas Fernando Araújo, Otávio Castro e Caxi Rajão.

Quem mais se apresenta no Tabuleiro Jazz Festival

No dia 9, a programação passa a ser realizada no distrito de Tabuleiro, com shows de artistas regionais. Se apresentam Adriele Assis, DJ Deco Lima e Elaine Abras com o Beto Lopes Trio.

Nos dias 10 e 11 (sábado e domingo), passarão pelo palco do Tabuleiro Jazz Festival grandes grupos e artistas como Nivaldo Ornelas Quarteto (BH/RJ), Rez Abbasi Acoustic Quartet com Bill Ware (Paquistão/EUA), Roberto Koch Sexteto (Venezuela), Minas Messengers (EUA/BH), Feya Faku (África do Sul), Antônio Loureiro Trio (BH/SP), Kevin Hays (EUA) e Marcelo Martins (RJ), Felipe José (São João del Rei) e Daniel Othechar (Candeias).

Também se apresentarão as vencedoras do 1º FESCOMDE – Festival da Canção de Conceição do Mato Dentro, Júlia Guedes (Prata da Casa) e Laís Gomes (1º prêmio).

O curador Aliéksey Vianna, em texto de divulgação do evento, explica que a escolha dos artistas passou pela diversidade musical. “Temos desde o guitarrista Rez Abbasi, que mistura o jazz com suas origens paquistanesas, até Kevin Hays, um dos mais importantes pianistas da cena nova-iorquina atual, passando pelo lirismo do trompetista sul africano Feya Faku e ritmos frenéticos da Venezuela explorados pelo contrabaixista Roberto Koch. Mostraremos também uma bela diversidade de cantautoras mineiras: Laís Gomes, Júlia Guedes, Elaine Abras e Adrielle Assis. Tudo isso com a luxuosa colaboração de alguns dos melhores instrumentistas de Minas e até de outros estados e países”.

Ele destaca ainda a homenagem do festival ao mestre Nivaldo Ornelas, “um dos maiores expoentes da música instrumental mineira e brasileira”, afirma.

Homenagem a Nivaldo Ornelas

A cada edição, o Tabuleiro Jazz Festival presta homenagem a um artista de destaque da música instrumental com a entrega do Prêmio Carlos Brandão. Este ano, o homenageado é o saxofonista, flautista, compositor e arranjador Nivaldo Ornelas.

Carlos Brandão foi o idealizador do festival, que nasceu com o objetivo de promover um festival que unisse música de qualidade à deslumbrante natureza de Conceição do Mato Dentro, com a participação e envolvimento da comunidade local.

Oficinas de formação musical

A programação contará ainda com oficinas gratuitas de formação musical. Uma delas é de Criação e Prática de Conjunto, com os professores Felipe José e Rafael Martini, aberta a músicos, estudantes de música e interessados em práticas vocais e instrumentais. O objetivo é conceber e realizar uma composição coletiva, oferecendo uma experiência imersiva no ato criativo que se pode gerar a partir da própria prática instrumental.

Outra oficina oferecida pelo Tabuleiro Jazz Festival é a de Harmonia Funcional, com o professor Júlio Marques, dirigida a instrumentistas e cantores, para proporcionar uma imersão no estudo da harmonia aplicada à música popular.

Na oficina de Inicialização à Linguagem do Jazz, o professor Néstor Lombida vai promover a introdução dos participantes à rica linguagem do jazz, explorando técnicas e conceitos fundamentais. O foco são os instrumentos de sopro e percussão. Os participantes são os músicos da Banda da Lira da Paz, de Conceição do Mato Dentro, e convidados.

No dia 9 de agosto, haverá o encontro “ECOS – Do Jazz ao Clube da Esquina” quando o músico Nivaldo Ornelas vai apresentar ao público o seu mais recente projeto – o Caderno de Partituras ECOS, com 10 obras inéditas para instrumentistas e foco na alta performance. O encontro também abordará o tema “Improvisação e Liberdade de Criação”, tendo como base a sua obra autoral.

As oficinas acontecem de segunda à sexta-feira (5 a 9 de agosto), em Conceição do Mato Dentro. Todas as oficinas serão realizadas a partir das 17h para permitir a ampla participação dos que estudam/trabalham. Inscrições pelo e-mail tjf@minueto.com

Festa da música e da natureza

Realizado no distrito de Tabuleiro, conhecido destino do ecoturismo, com a maior cachoeira de Minas e a terceira do Brasil, o Tabuleiro Jazz Festival é uma verdadeira festa da música, integrada à natureza.

Além de cativar o público com espetáculos de alta qualidade e artistas consagrados, o evento promove encontros memoráveis entre músicos do Brasil e do mundo. Já passaram pelo palco do festival nomes consagrados como Kenny Barron, Paul McCandless, Michael Eckroth e Paul Hanson (EUA), Stephan Kurmann (Suíça), Nguyen Lê (França/Vietnã), Maria João (Portugal), Aydin Esen (Turquia) e Nat Su (Camarões/Suíça), além de grandes artistas brasileiros do jazz e da MPB, como André Mehmari, André Dequech, Toninho Horta, Joyce e Carlos Malta.

Artistas e grupos locais, como Caxi Rajão e Quebra Tabu, também já se apresentaram no Festival, que tem como um dos seus pilares a diversidade.

O evento busca ainda a valorização da cultura e da gastronomia local e promove a formação e o aperfeiçoamento musical, por meio de oficinas gratuitas abertas ao público.

Confira a programação completa do Tabuleiro Jazz Festival!

Sair da versão mobile