Entre a próxima quinta-feira (14) até às 19h de domingo (17), as temperaturas voltarão a subir em 15 estados e no Distrito Federal, em uma nova onda de calor que vai invadir também Minas Gerais.
Esses dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), do Ministério da Agricultura e Pecuária, com alerta laranja de perigo causado pela nona onda de calor de 2023.
Regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul e parte do Norte e Nordeste vão sofrer com a onda de calor
De acordo com o instituto, as altas temperaturas serão verificadas nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul e parte do Norte e Nordeste.
Os estados que serão atingidos pelo intenso calor e que estão nesta zona de perigo são os da região Centro-Oeste (GO, MT, MS e DF), os três da região Sul (SC, RS, PR), da região Sudeste (MG, SP, RJ, centro e noroeste do Espírito Santo).
Na região Nordeste, os alertas de calorão vão para os moradores da faixa oeste da Bahia, além do sul do Piauí e do Maranhão. Já no Norte, a onda de calor atingirá o centro-sul do Tocantins e áreas de Rondônia.
As temperaturas poderão alcançar os 39° C, em algumas cidades brasileiras. A previsão do Inmet aponta que, já nesta terça-feira, a umidade relativa do ar deverá ficar em torno de 40% no Centro-Oeste e 30% no Sul do Brasil
Como se prevenir na nova onda de calor
Para o público em geral, para se proteger da insolação, o Ministério da Saúde recomenda hidratação, resfriamento e proteção solar e térmica.
Além disso, veja algumas dicas básicas sobre como lidar com temperaturas extremas:
- Beba água e suco regularmente, mesmo que não tenha sede;
- Evite bebidas alcoólicas, açucaradas e refrigerantes;
- Evite alimentos gordurosos e condimentados;
- Coma alimentos leves como saladas e frutas como melancia, melão e laranja;
- Ficar em local fresco e ventilado: sombra, ar condicionado ou ventilador;
- Utilize umidificador de ar, toalha úmida ou balde para manter o ambiente úmido.
- Use roupas com tecidos frescos e estilos modernos para deixar a pele respirar livremente;
- Tomar banho frio ou tomar banho em temperaturas mais baixas;
- Evite mudanças bruscas de temperatura.
- Evitar a exposição solar nos períodos mais quentes e não praticar atividade física, especialmente ao ar livre, nestes períodos;
- Use protetor solar, óculos escuros e chapéu.