Início Brasil Exploração e produção de bauxita no Brasil

Exploração e produção de bauxita no Brasil

Imagem: Reprodução | Hydro

A bauxita é uma rocha mineral constituída pela mistura de minerais óxidos de alumínio. Leia a matéria a seguir e saiba mais sobre a exploração de bauxita no Brasil.

Caracterizada por sua cor avermelhada, a bauxita é a principal matéria-prima para a produção de alumínio primário. Atualmente, o Brasil está na posição de 2° maior produtor de bauxita do mundo, ficando atrás apenas da Austrália. De acordo com dados da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), o Brasil produz, aproximadamente, 37 milhões de toneladas de bauxita por ano. Os principais estados exploradores do mineral no Brasil são Pará, Minas Gerais e Goiás, respectivamente, com destaque para a Serra do Oriximiná, no Pará.

Bauxita
Exploração de bauxita em Oriximiná. Foto: Carlos Penteado | Comissão Pró-Índio | São Paulo.

O processo de exploração e beneficiamento da bauxita é considerado um dos mais simples e com menores custos no setor da mineração. Isso é resultado da abundância do mineral no território brasileiro, a pouca profundidade na qual ele pode ser encontrado e a possibilidade de refinamento a menores temperaturas. As lavras são feitas por meio do método strip mining, no qual são retiradas grandes tiras de terra para mineração, diferente das cavas na exploração do minério de ferro.

Exploração de bauxita na Guiné. Imagem: reprodução | Wirtgen Group

Atualmente, as três maiores mineradoras de bauxita no Brasil são: Mineração Rio do Norte (MRN), Companhia Geral de Minas (Alcoa) e Companhia Brasileira de Alumínio (CBA). Todas essas empresas são associadas à Associação Brasileira do Alumínio (ABAL). A entidade foi fundada em 1970 e funciona como um foro de discussão dos assuntos relacionados à indústria do alumínio no Brasil além de representar as empresas associadas junto ao poder público.

Sair da versão mobile