Nesta quinta-feira (30), cerca de 358 mil contribuintes vão poder receber R$ 762,9 milhões pela parcela restante da restituição do Imposto de Renda.
Os pagamentos da restituição do Imposto de Renda serão feitos na conta indicada na declaração do IR. Foram abrangidos 358.737 contribuintes que entregaram declarações em anos anteriores. Entre eles, 5.774 têm mais de 80 anos, 58.060 têm entre 60 e 79 anos, 6.654 têm deficiência física ou mental ou doenças graves e 14.863 têm a docência como principal fonte de renda.
Há também 129.019 contribuintes que não têm prioridade legal, mas receberão esse pagamento em decorrência da utilização de declaração pré-preenchida ou da opção de receber a restituição por meio do Pix. Em última análise, foram abrangidos 144.367 contribuintes não prioritários.
Como consultar restituição do Imposto de Renda?
Consulta aberta no site da Receita Federal no dia 22. Basta que o contribuinte clique em “Meu Imposto de Renda” e depois clique no botão “Consultar sobre Restituição de Imposto”. Você também pode conferir aplicativos fiscais federais para tablets e smartphones.
Caso o contribuinte não esteja na lista, ele deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e obter o extrato da declaração. Caso haja problemas a serem resolvidos, você pode enviar uma declaração de retificação e aguardar o próximo lote de malhas finas.
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.