Um grande projeto de mineração subterrânea sob a maior mina a céu aberto da África do Sul vai extrair diamantes, segundo anunciado pela empresa De Beers nesta terça-feira (25).
Para a exploração subterrânea da principal mina na África do Sul foi investido cerca de US$ 2,3 bilhões (aproximadamente R$ 11 bilhões).
Saiba mais sobre a extração de diamantes na África do Sul
A mina Venetia, localizada nas montanhas na fronteira entre Botsuana e Zimbábue, está em operação há três décadas.
Mas com a escassez de diamantes, o grupo apostou em um projeto para 2012 de construção de túneis para acessar a rocha a mil metros de profundidade.
A mineração de superfície foi interrompida em dezembro, segundo a empresa. Espera-se que sua expansão subterrânea altamente mecanizada forneça até 7 milhões de toneladas de minério de kimberlito por ano, produzindo aproximadamente 4 milhões de quilates de diamantes por ano.
Segundo a De Beers, a força de trabalho atual no local é de 4.300 pessoas, predominantemente recrutadas nas áreas vizinhas. Em um esforço para facilitar a mudança da mineração a céu aberto para a exploração subterrânea, a empresa estabeleceu um centro de treinamento em 2021.