Minas Gerais se destaca como um dos três destinos mais procurados do Brasil para o Carnaval, ao lado de Pernambuco e São Paulo, segundo dados da Azul Linhas Aéreas. Para atender à crescente demanda, a companhia anunciou a disponibilização de mais de 46 mil assentos extras em 290 voos adicionais, reforçando a conectividade com os destinos mais buscados durante o período festivo.
Especificamente para Belo Horizonte, a Azul programou 108 voos extras entre 26 de fevereiro e 9 de março de 2025, somando mais de 15 mil assentos adicionais no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (Confins). As operações incluem partidas e chegadas na capital mineira, conectando-a a destinos turísticos do Nordeste, como João Pessoa (PB), Maceió (AL), Natal (RN), Aracaju (SE), Salvador (BA) e Porto Seguro (BA).
Carnaval das cidades históricas de Minas

As cidades históricas de Minas Gerais sempre preservaram o carnaval mais tradicional do Estado, com seus blocos caricatos, muitos centenários, e um jeito muito peculiar de viver o carnaval e suas manifestações regionais durante os dias de folia.
Até bem pouco tempo não havia destaque para o Carnaval em Minas Gerais, e foram as cidades históricas que mantiveram a tradição da festa momesca no Estado, com o tradicional carnaval de rua e de bloquinhos de Diamantina, Ouro Preto, São João Del Rei, entre muitas outras, como um destino turístico nacional consolidado durante anos.
A tradição do carnaval de rua é secular em Minas, sendo que o bloco considerado o mais antigo do Brasil está na cidade de Ouro Preto, com mais de 150 anos de existência e em plena atividade até os dias de hoje, o lendário Bloco Zé Pereira dos Lacaios.
Nos últimos anos, as marchinhas, os blocos caricatos e os desfiles pelas ruas e ladeiras das cidades históricas vem dominando a programação e atraindo turistas que buscam festa, folia, tranquilidade e segurança, com programação alternativa, acontecendo nos distritos e vilarejos das cidades históricas, voltando para quem quer conforto, segurança e muita tranquilidade nos dias de folia.