Os futuros do minério de ferro na China subiram para uma máxima de quase uma semana na quinta-feira (08), com o país sinalizando que forneceria algum apoio à indústria em dificuldades, aumentando as esperanças de melhorar a demanda no mercado imobiliário.
O minério de ferro, o metal mais negociado em maio, fechou em alta de 2,4%, a 963,50 iuanes (133,90 dólares) por tonelada na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE). Atingiu 967,50 yuans na abertura, o valor mais alto desde 2 de fevereiro.
O contrato mais ativo de minério de ferro para março na Bolsa de Cingapura subiu 2,4%, para US$ 128 a tonelada.
Financiamento para projetos residenciais deve ajudar minério de ferro na China
A China pretende aumentar o financiamento para projetos residenciais nos próximos dias como parte das medidas de apoio à indústria. A construção civil atende a maior parte da demanda por aço e minério de ferro.
No entanto, a relutância dos bancos em conceder empréstimos a sectores atingidos pela crise continuará a ser um grande obstáculo para os promotores em dificuldades, que mais necessitam de novos financiamentos.
Os preços-referência do aço na Bolsa de Futuros de Xangai (SHFE) mostraram tendências mistas na quinta-feira.
A Bolsa de Dalian e a Bolsa de Futuros de Xangai estarão fechadas de 9 a 16 de fevereiro devido aos feriados nacionais chineses.